Seja bem-vindo
,18/07/2024

  • A +
  • A -

Conheça sintoma que pode ser sinal de gordura no fígado em estágio avançado

emoff.correiobraziliense.com.br
Conheça sintoma que pode ser sinal de gordura no fígado em estágio avançado
Publicidade


A esteatose hepática caracteriza-se pelo acúmulo excessivo de gordura (lipídios) nas células do fígado denominadas hepatócitos. Essa pode permanecer estável por muitos anos e até regredir, se suas causas forem controladas. Se não o forem, a doença pode evoluir para a esteatohepatite. Nessa fase a esteatose se associa a inflamação e morte celular, fibrose (cicatrização) e tem maior potencial de progressão, ao longo dos anos, para cirrose e para o carcinoma hepatocelular (CHC) ou câncer de fígado.





Publicidade
Como é classificada?





A esteatose hepática é classificada em dois grandes grupos: causada pelo consumo excessivo e crônico de bebidas alcoólicas; causada por outros fatores de risco e denominada Doença Hepática Gordurosa Não Alcoólica (DHGNA), que será o objetivo principal dessa abordagem.





Sintoma de estágio avançado





Embora nos estágios iniciais, geralmente não haja sintomas, os sinais de alerta geralmente surgem à medida que a condição progride. Um destes sinais é a astenia, que aparece no último estágio da doença. Astenia é um termo médico utilizado para descrever uma sensação de fraqueza ou fadiga generalizada, que resulta em uma diminuição significativa da energia e do vigor físico.





A sensação de cansaço persistente não está relacionada a um esforço físico excessivo. Isso acontece porque o fígado desempenha um papel crucial na manutenção dos níveis de energia do corpo. Ele é responsável por converter os nutrientes em energia que pode ser utilizada pelas células.





Com isso, quando o fígado está danificado ou não funciona adequadamente devido a doença hepática, pode levar a uma diminuição na produção de energia e resultar em astenia. É necessário salientar que a astenia pode ser resultado de inúmeras outras condições. Por isso, é sempre importante, ao observar este sintoma, consultar um médico para o diagnóstico correto.


O post Conheça sintoma que pode ser sinal de gordura no fígado em estágio avançado apareceu primeiro em EM OFF.

Publicidade



COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.