Seja bem-vindo
,18/07/2024

  • A +
  • A -

Após mais de 50 anos, avião desaparecido é localizado no EUA

fatosdesconhecidos.com.br
Após mais de 50 anos, avião desaparecido é localizado no EUA
Publicidade

Publicidade
Por mais que o avião seja considerado um dos meios de transporte mais seguros, isso infelizmente não o torna imune a acidentes. E todo acidente de avião já é bem trágico por si só, mas em determinados casos, eles podem levantar algumas questões. Como no caso desse mistério do avião desaparecido que dura mais de 50 anos e, finalmente, pode ter chegado ao seu fim.


O caso começou no dia 27 de janeiro de 1971 quando um avião saiu do aeroporto de Burlington, em Rhode Island, nos Estados Unidos. Na viagem, o contato com a aeronave foi perdido e ela simplesmente desapareceu.


Segundo as investigações feitas na época, essa perda de sinal do piloto com a torre de comando aconteceu quando o avião estava sobrevoando o Lago Champlain, no estado de Vermont. A aeronave era um Jet Commander com capacidade para levar 10 pessoas.


No caso desse avião desaparecido, estavam a bordo dois tripulantes e três passageiros que eram funcionários de uma empreiteira que estava fazendo um projeto na cidade de onde eles decolaram.


Avião desaparecido


Olhar digital


Depois do desaparecimento da aeronave começaram os trabalhos de busca, mas os primeiros não conseguiram identificar nenhum destroço. E como a água do lago congelou, as buscas ficaram suspensas até a primavera daquele ano.


Na segunda busca, algumas partes do avião foram localizadas, mas o resto dele e as vítimas não foram encontradas.


Ao todo, pelo menos 17 buscas foram feitas nos anos seguintes para tentar solucionar o mistério desse avião desaparecido. Uma delas foi em 2014, depois que o voo da Malaysia Airlines também desapareceu. Nessa época, novas tecnologias foram usadas, mas também não houve nenhum sucesso.


Agora, em maio de 2024, uma equipe conseguiu localizar o que podem ser os restos desse avião desaparecido a 60 metros de profundidade. Eles conseguiram fazer essa identificação através de um sonar e um veículo operado remotamente no lago.


Essas buscas foram lideradas por Garry Kozak. De acordo com ele, existe 99% de certeza de que esse seja o avião desaparecido em 1971. E antes de fazer essa descoberta do Jet Commander, essa mesma equipe também localizou uma aeronave militar no mesmo lago.


Com essa descoberta, o Conselho Nacional de Segurança em Transportes dos Estados Unidos irá analisar os dados para confirmar as informações ditas por Kozak e fazer a retirada dos destroços do fundo do lago.


Acidente


Olhar digital


No caso desse avião desaparecido, seus destroços não puderam ser encontrados por 50 anos. Mas em alguns acidentes, como um que aconteceu em Itapeva, Minas Gerais, as pessoas relataram que os destroços “choveram” porque o avião se desintegrou no ar. Mas será que isso realmente acontece ou é possível?


Quem respondeu a essa pergunta foi Maurizio Spinelli, piloto especialista em segurança de voo. E além disso, ele falou a respeito das circunstâncias e frequência em que esse tipo de acidente acontece.


De acordo com Spinelli, os aviões podem sim se desintegrar durante o voo. O piloto disse que existem várias circunstâncias para que isso aconteça. Resumidamente, acontece pela falta de reforço estrutural, velocidade excessiva e entrada em condições meteorológicas adversas.


“A maioria das circunstâncias está ligada ao reforço estrutural na parte das asas. Muitas aeronaves, apesar de voarem muito rápido, não necessariamente têm esse reforço. Quando a tripulação não observa questões de velocidade e entrada em massas de ar nebulosas – por exemplo: nuvens Cumulonimbus – pode acontecer uma tragédia como essa em Minas Gerais”, explicou ele.


Com relação à frequência desse tipo de acidente acontecer, Spinelli pontuou que: “Não é efetivamente tão comum. Não vemos esse tipo de acidente ocorrer toda hora. Mas, infelizmente, é possível que aconteça dentro dessas circunstâncias”.


Fonte: Olhar digital


Imagens: Olhar digital


Esse conteúdo Após mais de 50 anos, avião desaparecido é localizado no EUA foi criado pelo site Fatos Desconhecidos.

Publicidade



COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.