Seja bem-vindo
,20/07/2024

  • A +
  • A -

Violoncelista Antonio Meneses descobre câncer e pausa carreira

ofuxico.com.br
Violoncelista Antonio Meneses descobre câncer e pausa carreira
Publicidade

O renomado violoncelista Antonio Meneses, de 66 anos, anunciou a interrupção de sua agenda de concertos e atividades docentes para tratar de um problema de saúde. O músico, que leciona na Universidade de Berna, na Suíça, cancelou sua participação em um curso de verão em Siena, na Itália.





Publicidade
Isis Valverde se declara à mãe que luta contra o câncer de mama





Diagnóstico e tratamento





Segundo comunicado nas redes sociais, Meneses recebeu, em junho, o diagnóstico de Gliobastoma Multiforme, um tumor cerebral agressivo. Atualmente, ele recebe cuidados paliativos na Suíça, acompanhado por familiares e amigos.





“O violoncelista brasileiro Antonio Meneses, um dos principais músicos de sua geração, cancelou sua agenda de concertos e afastou-se de suas posições como professor. Ele foi diagnosticado em junho com Gliobastoma Multiforme, um tipo agressivo de tumor cerebral”, disse o comunicado, primeiramente.





“Nascido no Recife e criado no Rio de Janeiro, Meneses é um dos mais célebres solistas e cameristas de sua geração. Após vencer os concursos de Munique e Tchaikovsky, ele iniciou uma carreira de sucesso que inclui a colaboração com algumas das mais importantes orquestras e maestros do mundo”, afirmou o texto, em seguida.





Receba as Notícias de OFuxico em seu celular





“Também integrou o Trio Beaux-Arts Trio e atuou, em duo, com músicos como os pianistas Menahem Pressler e Maria João Pires. Meneses está atualmente recebendo cuidados paliativos na Suíça, onde vive, ao lado de sua família e amigos, que têm sido importante fonte de conforto em momento tão difícil”, concluiu o comunicado, por fim









Músico recebe apoio dos colegas





Nas redes sociais, diversos colegas manifestaram apoio ao músico. A cantora Ná Ozzetti comentou: “Torcendo muito pela recuperação. Muita força, muita luz”. O violonista e compositor Yamandu Costa escreveu: “Muita luz nessa luta!!! Torcendo muito pela sua saúde!! Tudo de melhor pra você”. A pianista Erika Ribeiro desejou “muita força” e “pronta recuperação”.





Trajetória de Antonio Meneses





Nascido em Recife e criado no Rio de Janeiro, Meneses é um dos mais destacados solistas de sua geração. Conquistou importantes prêmios, como os concursos de Munique e Tchaikóvski. A vitória no Tchaikóvski, em 1982, fez de Meneses o primeiro campeão não soviético desde a criação do concurso, em 1958. A notícia foi destaque no programa de Hebe Camargo.





Simony faz 48 anos e fala da luta contra o câncer: ‘Tive que me desconstruir como mulher’





Sua carreira inclui colaborações com maestros e orquestras renomadas, como Herbert von Karajan e as filarmônicas de Berlim, Moscou, Nova York e Israel. Meneses integrou o Beaux-Arts Trio e fez parcerias com pianistas como Menahem Pressler e Maria João Pires, além de Nelson Freire, Cristina Ortiz, Arnaldo Cohen, Jean-Louis Steuerman, Ricardo Castro e Christian Budu.


O post Violoncelista Antonio Meneses descobre câncer e pausa carreira apareceu primeiro em OFuxico.

Publicidade



COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.