Seja bem-vindo
,20/07/2024

  • A +
  • A -

Quaest: 66% dos brasileiros concordam com críticas de Lula à política de juros do BC

cnnbrasil.com.br
Quaest: 66% dos brasileiros concordam com críticas de Lula à política de juros do BC
Publicidade

A última escalada das críticas do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) à política de juros do Banco Central (BC) encontra respaldo em 66% dos brasileiros, segundo pesquisa da Genial/Quaest publicada nesta quarta-feira (10).


Publicidade
Outros 23% afirmaram não concordar com as críticas, enquanto 11% não sabiam ou não responderam.


O chefe do Executivo federal retomou os ataques ao BC e ao presidente Roberto Campos Neto há cerca de um mês, ainda antes da última reunião do Comitê de Política Monetária (Copom), que decidiu por unanimidade em interromper a queda do ciclo de juros, mantendo a Selic em 10,5% ao ano.




Entre as críticas, o presidente pontuou que o BC é um banco do Estado brasileiro e que não pode estar a serviço do mercado financeiro.


Lula ainda afirmou que Campos Neto tem lado político e que trabalha para prejudicar o país.


O presidente do BC evitou responder os ataques, pontuando que as decisões tomadas pela autarquia sempre tiveram caráter técnico.


Segundo a pesquisa, 53% dos brasileiros afirmaram que Campos Neto tende a usar critérios técnicos na condução do BC. Já para 28% ele não usa, e 19% não sabiam ou não responderam.


O presidente também constantemente ressaltou que o chefe da autarquia monetária foi indicado pelo ex-presidente, Jair Bolsonaro (PL).


Apesar dos reiterados ataques de Lula, 69% dos entrevistados pela Genial/Quaest afirmaram não saber que o ex-presidente havia nomeado Campos Neto para o comando do BC, contra 29% que tinham conhecimento do fato e 2% que não sabiam ou não responderam.


Foram entrevistadas 2.000 pessoas, presencialmente, entre os dias 5 e 8 de julho. O público alvo foi de eleitores com 16 anos ou mais.


A margem de erro é de 3,1 pontos percentuais para mais ou para menos.


O nível de confiança da pesquisa é de 95%.


Este conteúdo foi originalmente publicado em Quaest: 66% dos brasileiros concordam com críticas de Lula à política de juros do BC no site CNN Brasil.

Publicidade



COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.